Boletim Informativo de Agosto e Setembro 2011

EDITORIAL

Olhando para o passado e para o futuro

Mais uma temporada de montanha vai chegando ao fim. Bastante coisa aconteceu, talvez não o suficiente para alguns, mas aconteceu aquilo que os deuses da montanha e nossa disposição permitiram acontecer. Neste último bimestre, desde a publicação de nosso último boletim, aconteceram três fatos que dentre outros merecem destaque neste editorial:

1) A conquista da via Gente Boa, pelo trio de guias Xuxu, Boris e Ivan, na Pedra Verde de Sta Maria Madalena (terra de Sidney Magal =));

2) A visita da família Iannace, veteranos de nosso clube, com a presença do célebre Luigi e;

3) A reunião do corpo de Guias que definiu as bases para a atuação dos guias do clube, visando sua manutenção no quadro de guias ativos.

O primeiro evento, uma proeza da persistência e da disciplina, bem retrata o espírito desbravador do montanhista, que não se acomoda diante de um cem número de conquistas já realizadas e muitas vezes mais acessíveis, mas que vai em busca do novo e da dificuldade, pelo prazer não de ser o primeiro, mas de realizar, de abrir caminho e servir de exemplo para outros que tem este impulso em seus espíritos, mas ainda não sabem por onde começar. Uma bela demonstração da alma de um clube de montanha!

Já a visita dos veteranos, alegrou-nos pela sua simpatia, e serviu-nos de inspiração para não só realizar as proezas excursionistas, que eles, nos idos de décadas atrás realizaram com tanta intrepidez, visto as imensas dificuldades técnicas e logísticas existentes à época, mas acima de tudo pelo exemplo do sentido de agremiação, associação com seus semelhantes, que semelhantemente desejam e compartilham o gosto pelas paragens de natureza ainda selvagem.

O último, que chamaria de “Despertar dos Guias”, foi um interessante colóquio, onde após várias discussões (amistosas é claro), o maior fruto rendido não foi a criação de regras para manutenção de guias, mas foi ver renovado o compromisso destes guias em levar adiante, voluntariamente, a razão de ser de nosso clube, o excursionismo.

Em suma, olhando para o passado, vimos neste último bimestre uma sucessão de fatos que nos levam a crer, que estamos no caminho certo, e que mesmo em meio a tantos expoentes do individualismo em nossa sociedade, vale a pena vivermos em comunhão , com a natureza e uns com os outros.

Pela frente, agora olhando para o futuro, temos vários desafios:

1) Concluir as obras e melhorias em nossa sede, e aqui quero fazer um agradecimento todo especial ao nosso tesoureiro Luiz Alberto, o querido churrasqueiro Tio Luiz, pelo empenho e seriedade com que tem até agora tomado a frente de todo este processo. O cara é fera! falta pouco, mas ainda temos uma biblioteca a remontar, e alguns ajustes finos a fazer.

2) Renovar nossa aparelhagem técnica do clube, buscando dar aos alunos, guias e demais sócios, equipamentos mais seguros e confortáveis para sua utilização, tanto em cursos básicos ou de aperfeiçoamento, quanto em labores de conquistas de vias de escalada ou aberturas de trilhas de caminhada. Nosso material já tem certa idade, e já é hora de realizarmos sua renovação.

3) A realização de nossas festividades tanto de final de ano quanto do início do próximo ano. Em breve estaremos soltando comunicados em nossa lista de e-mails sobre estes. Fiquem atentos e prontos para agir, pois com certeza, sem a atuação e animação de cada sócio, a festa não será a mesma coisa!

E para fechar este editorial, vou chamar a atenção de vocês para um fenômeno que atinge o passado e o futuro. O passado porque já começou (óbvio) e o futuro, porque pelo que pudemos ver no passado recente, promete… O BIRI4, essas meninas incríveis que por onde passam contagiam com sua animação, e agora estão mostrando a que vieram não só nas festividades e encontros sociais, mas também nas montanhas! Parabéns meninas, é isso aí, tocar pra cima que A NATUREZA É O NOSSO GUIA!!!

Grande abraço,

Emiliano – Presidente

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.