Gente Boa (Parque Estadual do Desengano)

No ano passado realizamos algumas viagens ao Parque Estadual do Desengano, o primeiro criado no Estado do Rio de Janeiro e provavelmente o menos visitado e conhecido por montanhistas desde sua criação, há aproximadamente 40 anos… Conforme descrito no texto lançado em agosto de 2011, no nosso Boletim, conquistamos a primeira via de escalada e realizamos uma das raras ascensões de uma de suas montanhas, a Pedra Verde.

O lugar é totalmente rural, sendo assim é fundamental priorizar o respeito aos costumes das pessoas que vivem no entorno das paredes, para manter a facilidade de acesso e o direito da servidão de passagem.

A distância da cidade de acesso, Sta. Maria Madalena, a necessidade de boa orientação para se chegar à base da Pedra e o grau de exposição da via garantem uma escalada de aventura.

A via se encontra na aresta desta montanha, na face oposta ao colo, com a Pedra do Desengano e é provavelmente o caminho mais curto até o cume. Nesta edição, dispomos o croqui da via Gente Boa 5° (VIIa) E3 D4, e para escalá-la faz-se necessária a utilização de uma corda de 60 metros e de aproximadamente oito costuras e fitas longas.

A graduação foi sugerida durante a conquista e pode ser alterada após as primeiras repetições. A técnica predominante nesta parede é a aderência, e nos trechos mais fáceis pode não ser possível visualizar o próximo grampo, mesmo assim a navegação não é das piores pois o caminho segue razoavelmente por onde é mais óbvio.

Após adentrar o trecho de mato, acima da 13ª parada, deve-se seguir pela crista atravessando uma vegetação arbustiva e em pouco tempo irá chegar a uma árvore, onde foi realizado o bivac no último dia de conquista, que fica um pouco antes de uma subida com mato alto e de mais fácil progressão. A caminhada do último grampo até o cume deve levar aproximadamente 15 minutos.

O rapel é de fácil realização pela via, por se manter a maior parte do tempo em uma crista. No entanto, o 12º esticão conta com um lance de 32 metros, que pode ser rapelado por uma corda de 60 metros que tenha boa elasticidade, neste caso se torna mais segura a ascensão com a utilização de corda dupla. Boa escalada!!!

Carlos Arruzzo

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.